Padre Delfim Ferreira

Auto-definia-se como um homem um pouco temperamental, nem sempre bem compreendido, mas amigo do seu amigo.
 
O Padre Delfim Ferreira nasceu em 18 de Janeiro de 1928, na freguesia de Figueiró do Campo, concelho de Soure, no seio de uma família modesta, mas de grande integridade.O seminário da Figueira da Foz acolhe-o, por vocação, aos 18 anos, de onde sai a 2 de Julho de 1957, exercendo o sacerdócio, não muito longe do torrão natal, na freguesia do Sebal, concelho de Condeixa-a-Nova, passando depois 14 anos no concelho de Penacova.
 
O Padre Delfim Ferreira sucede na paróquia de Pereira ao Padre Francisco Almeida, chegando a esta Vila do Baixo Mondego a 1 de Outubro de 1972, sendo a seguir ao Padre Manuel Domingos Claro, o segundo pároco com mais tempo de permanência na paróquia: o Padre Claro com 25 anos e Padre Delfim com 23 anos.
 
Vivendo sempre forma pacata, conhecido por ser um amante da fotografia, traduzindo essa paixão em inúmeras fotografias e slides, que mostrava em sessões na sua casa paroquial. 
 
Em 1995 abandona a paróquia de Pereira, já no alto dos seus 67 anos, recolhendo-se, ao tempo, no seminário da Figueira da Foz, sendo substituído pelo Padre José António Afonso Pais.Faleceu em 28 de Outubro de 2002.